Como o diabetes de início precoce e mal controlado pode piorar a doença de Peyronie

A doença de Peyronie (DP) é uma condição em que se forma tecido cicatricial no pênis, fazendo com que ele se curve durante as ereções, às vezes levando à dor e deformidade. Isso pode afetar significativamente o bem-estar físico e emocional de um homem, bem como seus relacionamentos.

A DP é mais comum em homens com diabetes, especialmente aqueles com açúcar no sangue mal controlado. Estudos mostraram que homens com diabetes têm até 22,5% mais probabilidade de desenvolver DP, com o risco ainda maior naqueles que não controlam bem o diabetes. Pesquisadores acreditam que um melhor controle do açúcar no sangue pode ajudar a reduzir a gravidade da DP. No entanto, os fatores específicos no diabetes, como há quanto tempo alguém tem, que contribuem para o desenvolvimento da DP não são totalmente compreendidos. Um novo estudo teve como objetivo explorar essas conexões.

Para explorar como o diabetes pode afetar a DP de uma pessoa, os pesquisadores revisaram os registros médicos de 197 homens diagnosticados com ambas as condições entre 2007 e 2022. Eles coletaram informações como idade dos pacientes, controle do diabetes (medido pelos níveis de HbA1c) e a gravidade da DP. O tamanho da placa de DP e a curvatura peniana foram avaliados por meio de exames físicos, ultrassons e fotografias.

Os pacientes foram então agrupados com base na idade em que desenvolveram diabetes (precoce, média ou tardia) e se seu açúcar no sangue estava bem controlado (HbA1c ≤7%) ou mal controlado (HbA1c >7%). Finalmente, os pesquisadores analisaram como as características do diabetes dos pacientes influenciaram a progressão e a gravidade da DP usando testes estatísticos para explorar quaisquer conexões entre esses fatores. Eles tinham como objetivo entender se o diabetes de início precoce ou o controle precário do açúcar no sangue pioravam a DP.

No final, os autores do estudo descobriram que homens com diabetes de início precoce tinham mais probabilidade de desenvolver DP mais cedo. Cerca de 35% das diferenças na idade de início da DP podem estar relacionadas a quando os pacientes desenvolveram diabetes. O diabetes de início precoce também foi associado à formação de placas penianas, embora tenha tido um efeito menor sobre o tamanho das placas.

Além disso, níveis mais altos de açúcar no sangue (medidos pela HbA1c) foram conectados ao desenvolvimento precoce de DP. Homens com diabetes descontrolado eram mais propensos a apresentar placas penianas. De fato, um aumento nos níveis de HbA1c após um diagnóstico de DP foi associado a uma maior chance de desenvolver placas, com 12% da formação de placas relacionadas a mudanças no controle do açúcar no sangue. O estudo não encontrou uma forte conexão entre outras características do diabetes, como duração do diabetes ou complicações como retinopatia ou neuropatia, e a gravidade do DP.

Em última análise, isso sugere que a idade de início do diabetes e o quão bem o açúcar no sangue é controlado são fatores-chave em como a DP se desenvolve e progride. Embora os medicamentos antidiabéticos não tenham mostrado um efeito direto na gravidade da DP, o controle do açúcar no sangue ajudou alguns pacientes. Dadas essas descobertas, os autores sugerem que manter os níveis de açúcar no sangue sob controle durante os estágios iniciais da DP é importante para controlar a condição e suas complicações.

Mais pesquisas são necessárias para entender a conexão entre diabetes e DP, mas este estudo enfatiza a necessidade de estratégias de tratamento personalizadas para controlar ambas as condições de forma eficaz.


Referências:

  • Karakus, S., Unal, S., Dai, D., Joseph, C., Du Comb, W., Levy, JA, Hawksworth, D., & Burnett, AL (2024). Fatores de diabetes mellitus de início precoce e descontrolado correlacionam-se com complicações da doença de Peyronie. The Journal of Sexual Medicine, 21 (8), 716–722.https://doi.org/10.1093/jsxmed/qdae069

Compartilhe nas redes sociais

Artigos Relacionados

Posts Recentes